MALTESES, BREVE HISTÓRICO

 MALTESES, BREVE HISTÓRICO

Embora haja quem afirme que os malteses são originários da Ásia, a teoria mais aceita é que eles sejam provenientes de Malta, na região central do Mediterrâneo, onde os primeiros ancestrais viveram nos portos da ilha, entre marinheiros e mercadores, principalmente fenícios, que devido ao alto valor dos malteses, por vezes os utilizavam como moeda de troca.

Os malteses são considerados uma das raças mais antigas do mundo. Os registros mais remotos são encontrados em desenhos e esculturas do ano 1.500 A.C. Há também registros em cerâmicas gregas do séc. V, embora as primeiras menções literárias sejam encontradas na Europa do séc. XV.

Acredita-se que a raça tenha se disseminado no continente europeu como cão de companhia para nobres. A rainha da Escócia, Maria Stuart, por exemplo, teria sido a responsável por sua popularização no Velho Continente, inclusive na Inglaterra, para onde ela fugiu no ano 1567. Ali a raça teve a sua maior projeção em território europeu, e tempos depois foi levada para a América, onde se disseminou a partir dos Estados Unidos. No ano de 1888, o American Kennel Club (AKC) a reconheceu como raça oficial.

Ao longo dos séculos, os malteses foram chamados por diversos nomes, como bichon maltês, por exemplo. A palavra bichon significa cães pequenos e brancos, e até hoje a denominação é utilizada em diversas partes do mundo. Outras nomenclaturas também já foram utilizadas para se referir aos exemplares da raça, como o spaniel gentil, maltês terrier, cão leão maltês e cão de companhia das damas romanas. O próprio Aristóteles, filósofo grego do século V, catalogou a raça como canes malitenses, que em latim significa cão de Malta.

Reza a lenda que o apóstolo Paulo, ao naufragar na ilha de Malta, teria curado o pai do governador, e ganhado como presente um exemplar maltês, que de acordo com as crenças da época, tinha poder de cura. O fato é que os malteses sempre conquistaram pessoas importantes, a exemplo de Cláudio César, imperador romano.

Nos tempos modernos, a coisa não mudou muito. A famigerada atriz Marilyn Monroe, por exemplo, foi uma das famosas que se renderam aos encantos de um maltês, bem como a cantora Katy Perry. No Brasil, a raça atingiu o seu ápice de popularização no ano 2000, ao entrar na lista das dez raças mais comuns no país; e assim como no resto do mundo, também conquistou o coração de diversos famosos, como a atriz Bruna Marquezine e a cantora Paula Fernandes.

Atualmente os malteses estão espalhados por todo planeta.

Accounting education is a complex topic so as to make it work, and it demands a great deal of abilities. Professionals don’t achieve their full potential. To develop these abilities custom writing a person needs to take a path that will help them gain awareness on management and accounting up.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Docekilate Canil.

Site desenvolvido com o WordPress e customizado personalizado para nosso Canil.