COMO ESCOLHER UM SPITZ

COMO ESCOLHER UM SPITZ

Os lulus da pomerânia são classificados de acordo com o seu tamanho. Os mais cobiçados são os anões e os pequenos, respectivamente, embora também se encontre no Brasil spitz maiores. A Federação Cinológica Internacional instituiu alguns critérios para se estabelecer os padrões da raça. Para ser anão, por exemplo, a estatura do animal deve ter em torno de 20 cm, com uma tolerância de 2 cm para mais ou para menos.

Já o spitz pequeno, deve medir em torno de 26 cm, e a sua aceitação pode chegar a 3cm para mais ou para menos. É preciso salientar, porém, que em uma mesma ninhada é possível nascer cães de ambos os tamanhos. Por isso, antes dos seis meses de vida, é impossível determinar a sua exata classificação. Tudo vai depender de uma espécie de loteria genética.

Sabendo disso, você deve ficar atento. Desconfie de qualquer criador que ofereça garantia de tamanho antes de o animal completar seis meses de vida, mesmo que ele use como referência os pais e os avós, já que, de acordo com estudos científicos, cada cachorrinho pode carregar características genéticas de até seis gerações anteriores. A observação dos seus ascendentes, no entanto, mesmo não sendo uma garantia infalível, é uma boa indicação do tamanho do animalzinho na fase adulta.

Há ainda o spitz médio, cuja estatura varia em torno de 34 cm, com uma variação de 4 cm para mais ou para menos. E outros dois tipos maiores, que são o spitz grande e o spitz lobo, com 46 e 49 cm, e margem de tolerância na casa dos 4 e 6 cm respectivamente.

Mas tenha cuidado.

Para que a medição tenha validade, o procedimento deve ser feito de acordo com a norma internacional. Ou seja, com o animal na posição ereta, medindo-se do chão até a altura do cernelha (ombro).

Os spitz se apresentam em diversas as cores: branca, cinza, marrom, preta e laranjas de tons variados. É muito comum alguns cachorrinhos mudarem a tonalidade do pelo na fase adulta, sobretudo os brancos, que por vezes se tornam particolores (duas cores).

Por isso, observe bem a coloração do pelo na região do torço e atrás das orelhas, pois são os lugares onde geralmente as cores mudam. Se nestes locais houver uma singela indicação de outra cor, provavelmente este cãozinho terá duas cores. É importante prestar bastante atenção a este detalhe, uma vez que os brancos puros geralmente são mais caros.

Docekilate Canil.

Site desenvolvido com o WordPress e customizado personalizado para nosso Canil.